Este ePortfolio descreve, resumidamente, o meu aprendizado sobre o conteúdo apresentado no curso de especialização (pós-graduação lato-sensu) em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Anhembi Morumbi.

Sobre o curso

A especialização em Inovações em Tecnologias Educacionais é oferecida na Universidade Anhembi Morumbi.  O foco principal do curso é o uso das tecnologias no ensino a distância, mas alguns conteúdos apresentados também podem ser aproveitados no ensino presencial.

 

A  especialização é online e está dividida em dois semestres. O curso utiliza como o ambiente virtual de aprendizagem a plataforma Blackboard, esta plataforma permite que o professor personalize suas ações através da disponibilidade de várias ferramentas que ajudam no ensino aprendizagem, mas os professores não ficam presos somente a esta ferramenta de aprendizagem. Outras ferramentas também são utilizadas para demonstrar as possibilidades que as tecnologias da informação oferecem ao ensino.

 

Os professores do curso são referências no ensino a distância no Brasil e eles mantêm um contato muito bom com os alunos, adorei conversar com José Moran, Andrea Filatro e Robson Santos.

 

Achei muito massivo o uso do fórum, poderíamos ter outras formas de interação, mas conteúdo do curso é bem dinâmico e não é cansativo.

Sobre mim

Sou graduada em design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, tenho especialização e mestrado em Design pela Puc-Rio.

 

Na minha pesquisa de mestrado pesquisei sobre o design e a usabilidade de um ambiente virtual de aprendizagem. E durante essa pesquisa percebi que a educação a distância via web precisa melhorar muito.

 

Após o meu mestrado, fui bolsista no Centro de Formação em Educação a Distância do Ifes e durante este trabalho, confirmei os problemas que eu já havia identificado na minha pesquisa de mestrado.

 

Procurei a especialização em Inovações em Tecnologias Educacionais para tentar encontrar soluções para os problemas identificados e para descobrir novas soluções.

 

A especialização me deu uma visão muito maior sobre como devemos elaborar o conteúdo para os alunos, novas opções tecnológicas foram apresentadas pelos professores e pelos alunos que participaram da especialização.

 

Hoje não trabalho mais no Ifes, mas trabalho em uma instituição de pesquisa em agropecuária e a realização dessa especialização me apresentou alguns caminhos para começar a planejar a educação distância dentro desta instituição.